REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Nilo Coelho renuncia ao seu 4º mandato de prefeito de Guanambi: Nal Azevedo assume o cargo

Nilo Coelho renuncia ao seu 4º mandato de prefeito de Guanambi: Nal Azevedo assume o cargo

Aos 80 anos e perto de completar meio século de liderança política, Nilo decide que é hora de parar e passar a vez de gestor público.  Fonte: ASCOM PMG

Aos 80 anos e perto de completar meio século de liderança política, Nilo decide que é hora de parar e passar a vez de gestor público. Fonte: ASCOM PMG;

Faltando pouco mais de um ano para terminar o seu 4º mandato de prefeito do município de Guanambi/BA, Nilo Coelho (UB), 80 anos, anunciou nesta sexta-feira (10) sua decisão de renunciar ao cargo que o povo de Guanambi lhe concedeu em 2020 pela quarta vez.

Conhecido de todos os baianos por sua longa e hereditária tradição política, herdada dos Coelhos de Pernambuco, Nilo Augusto Moraes Coelho (Nilo Coelho) foi vice-governador (gestão Waldir Pires) e governador da Bahia (1989-1990), deputado federal pela Bahia, presidente da UPB – União das Prefeituras da Bahia, além de ter assumido algumas Secretarias de Estado.

Com essa sua decisão e, bem porque, por estar passando por sérios problemas e saúde, o “velho guerreiro” – líder político incontestável do sertão baiano há mais de meio século – parece estar, definitivamente, se despedindo da vida pública. Como ele próprio declarou na sua fala de despedida:

“Tudo na vida tem um começo e um fim. Esta não é uma decisão repentina, mas fruto de uma profunda reflexão sobre o que é melhor para mim e para continuar a servir, da melhor maneira, a minha Guanambi que tanto amo. Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”.

Com essas palavras, Nilo comunicou oficialmente o seu desligamento do cargo de Executivo municipal de Guanambi. Em seu lugar, assume o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo.

Em nota, postada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura e publicada no Diário Oficial do Município, nesta sexta (10), faz-se lembrar da vida política de Nilo: quatro vezes prefeito – deixando um legado de desenvolvimento social e econômico em Guanambi, tornando a cidade uma das referências de pujança do Sudoeste baiano.

Continua a nota: “Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Cada desafio enfrentado e cada vitória alcançada foi fruto de um esforço coletivo. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, disse Nilo Coelho.

Nal Azevedo assume a prefeitura

Em nota publicada nas Redes Sociais, o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Nal Azevedo), que assumiu o cargo, destacou a “imensa responsabilidade” que terá para suceder o prefeito Nilo Coelho:

Foto: reprodução Ascom PMG

Nilo e Nal: Foto: reprodução Ascom PMG

No Instagram – “Hoje é um dia que tem um duplo sentimento: Da imensa responsabilidade por suceder o maior personagem político de Guanambi, que é Nilo Coelho, o ‘Sertanejo que virou Governador’, e da missão, por assumir a administração do executivo de nossa cidade”.

A biografia de Nilo Coelho fala por si: prefeito de sua terra por quatro vezes, deputado federal, presidente da UPB, secretário de estado e governador da Bahia. Exímio tocador de obras e realizador de sonhos. Nada foi capaz de abalar a amizade, o respeito e a consideração que seguirá inabalável por este digno homem, que tanto fez por sua terra, e que, seguirá como referência para todos nós.”

Obras para Guanambi

Quando Nilo assumiu seu primeiro mandato, em 1984, Guanambi ainda era mais uma cidadezinha do interior, carente de quase toda infraestrutura urbana. O município contava, além de sua sede, menos de 10 bairros, e mesmo assim, sem a estrutura básica necessária a um centro urbano. Hoje, 40 anos depois, a sede municipal braça perto de 100 bairros e três prósperos distritos; todos servidos de infraestrutura social, sanitária e de saúde pública, bem como na área da Educação para todos os níveis do ensino.

Algumas das dezena de obras realizadas em Guanambi que mais marcaram as gestões Nilo Coelho, como prefeito ou como governador do Estado.

– Centro Administrativo Municipal

– Centro da abastecimento (Mercado Municipal)

– Colégio João Durval Carneiro

– Faculdade UNEB

– Centro Cultural Casa de Dona Dedé

– Ginásio de Esporte

Avenidas: Santos Dumont, Castelo Branco, Av. Sandoval Moraes, Deolinda Martins, Av. Senador Nilo Coelho, Durval de Souza Lima, Anel Rod. Gov Waldir Pires, Anel Rod. Binha Teixeira, Avel Rod. Gov. Nilo Coelho Dr. José Nunes

Praças: do Feijão, do Luiz Viana, Praça Tancredo Neves, Praça José Ferreira, Praça Gercino Coelho

– Transportes e Terminais: Estação Rodoviária, ampliação do Aeroporto, BR- Estrada do Algodão, Br Guanambi-Caetité, Br Guanambi-Espinosa; Rodovia Guanambi-Ceraíma

Hospitais: Hospital Regional de Guanambi; Hospital Municipal

Sede de Órgãos Públicos: Secretária da Fazenda, Sede INSS, Embasa; Coelba, 17º BPM, Complexo Policial.

João Martins / Editor

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top