REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Garagem solar em pequenas escolas municipais pode reduzir custos das Prefeituras com energia elétrica

Garagem solar em pequenas escolas municipais pode reduzir custos das Prefeituras com energia elétrica

Empresa de tecnologia desenvolve projeto fotovoltaico específico para escolas reduzirem gastos com eletricidade; solução será apresentada no Smart Gov Brasil, no Rio de Janeiro. (Divulgação)

Empresa de tecnologia desenvolve projeto fotovoltaico específico para escolas reduzirem gastos com eletricidade; solução será apresentada no Smart Gov Brasil, no Rio de Janeiro. (Divulgação).

O uso de fontes renováveis de energia é uma tendência que vem se fortalecendo no Brasil, com cada vez mais empresas e famílias investindo na geração própria de eletricidade, seja para reduzir os custos com energia elétrica, seja por questões ambientais. E para incentivar a adoção de sistemas fotovoltaicos também pelo Poder Público, a L8, empresa de tecnologia especializada em soluções para cidades inteligentes, desenvolveu um sistema fotovoltaico específico para que as escolas municipais possam gerar a sua própria energia, reduzindo assim os custos das Prefeituras com eletricidade.

O projeto prevê a instalação de garagens solares nos pátios das unidades de ensino, e será apresentado no Smart Gov Brasil, evento nacional da Associação Brasileira das Cidades Inteligentes e Inovadoras (ANCITI), que será realizado entre 06 e 08 de dezembro, no Rio de Janeiro.

“É muito comum que as escolas tenham um espaço aberto para estacionamento dos veículos dos professores e funcionários e, pensando em otimizar o uso desses locais ociosos, desenvolvemos este projeto de garagem solar, para reduzir a conta de energia das unidades de ensino. Desta forma, os gestores públicos podem utilizar os recursos destinados à educação em outras melhorias para a comunidade escolar”, explica Leandro Kuhn, CEO da L8 Group.

O projeto padrão da garagem solar L8 tem potência instalada de 7,5 kWp, o equivalente a 261 kWh/mês, o que daria para atender a demanda de quase duas famílias todos os meses. De acordo com o relatório do 2º trimestre de 2023 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo médio residencial no Brasil é de 163 kWh/mês.

O sistema prevê a instalação de 15 módulos fotovoltaicos para cobertura de uma área de 5,6 metros de largura por 6,7 metros de comprimento, o suficiente para abrigar dois veículos, e pode ser acompanhado de um carregador veicular, caso seja de interesse da escola. O carregador, distribuído pela L8 Energy, tem conexão padrão compatível com todos os modelos de veículos elétricos do mercado nacional. Há ainda a opção de garagem para quatro veículos e, consequentemente, o dobro de capacidade de produção energética.

“Além da economia gerada, a instalação de um sistema fotovoltaico no ambiente escolar também tem um caráter pedagógico, pois incentiva a adoção de práticas mais sustentáveis por alunos e professores. Vale lembrar que a geração solar emite 98% menos CO2 do que as energias provenientes de combustíveis fósseis”, ressalta Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, empresa do grupo especializada na distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos.

Em 2023, a energia solar se tornou a segunda principal fonte de geração de eletricidade no Brasil. Segundo informações do último relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), divulgado em novembro, atualmente a potência instalada de sistemas fotovoltaicos é de 34 GW, o equivalente a 15,8% de toda a energia produzida no país, atrás somente da hídrica, que detém 50% do mercado.

O Grupo L8 – formado pela L8 Security – é especializada em soluções para segurança da informação e atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos. www.l8group.net

Por: Karina Bernardi / No Ar Comunicação

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top