REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Os desafios dos profissionais de comunicação em tempos de Inteligência artificial (IA)

Os desafios dos profissionais de comunicação em tempos de Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial é capaz de produzir textos e imagens, mas será que essa onda é uma ameaça para quem trabalha com comunicação? (Tecnocracia Imagens / Freepik).

A inteligência artificial é capaz de produzir textos e imagens, mas será que essa onda é uma ameaça para quem trabalha com comunicação? (Tecnocracia Imagens / Freepik).

————–  Por: Vanessa Brollo*

Em um primeiro olhar já não dá para ter certeza de que determinada imagem é de um fotógrafo, de um desenhista ou se foi criada por inteligência artificial. No caso de um texto, também fica difícil saber se foi mesmo um jornalista ou redator quem produziu um artigo ou uma matéria jornalística. Mas, basta um pouco mais de atenção para perceber que a IA ainda tem muito o que aprender conosco.

OK! A imagem está ali, é perfeita! O texto tem a gramática correta e é repleto de informações. Mas, e a emoção? A dúvida? A provocação?  Esses sentimentos a IA ainda não consegue alcançar. Outro dia me vi “refém” de um texto produzido por IA. Era algo trivial sobre o uso de proteínas no dia a dia. O “autor” falou, falou e não disse nada. Sabe quando você termina de ler algo e percebe que não aprendeu nada? Foi assim que me senti…

Assim que surgiu o Chat GPT eu não queria nem saber do que se tratava. Achava um absurdo um jornalista ter que usar esse tipo de ferramenta, mas na correria do dia a dia, acabei usando. E percebi que pode sim ser uma ferramenta muito útil para quando dá um branco, para quando você precisa substituir uma palavra ou quando precisa de um início de texto, mas só.

Sim, é um caminho sem volta e, infelizmente, vai ter profissional produzindo e vendendo blogs, sites de notícias e outros tipos de publicação feitas só com IA e correndo o sério risco de divulgar informações falsas e até perigosas. Pior do que isso, contribuindo para o emburrecimento da profissão e da população em geral.

Mas, ao invés de temer a concorrência desleal, o momento para nós, profissionais de comunicação, é de reinvenção. Existem habilidades que nenhum robô vai reproduzir como a criatividade, a narrativa e a capacidade de estabelecer conexões emocionais com o público.

Só nós vamos perceber quando a emoção surgir durante uma entrevista. Só nós teremos a capacidade de nos identificar com situações e histórias e também nos emocionar. Essa é a natureza humana.

* Vanessa Brollo é jornalista há mais de 30 anos e atua como assessora de imprensa na Smartcom Inteligência em Comunicação.

* Vanessa Brollo é jornalista há mais de 30 anos e atua como assessora de imprensa na Smartcom Inteligência em Comunicação. (Divulgação)

É a partir desses sentimentos que surgem os textos inspiradores e verdadeiros, que tocam o coração de outros seres humanos. Um texto, um roteiro ou a captação de uma imagem é resultado de uma bagagem cultural e emocional que carregamos. Da sensibilidade para a notícia e a curiosidade sobre a informação.

_________________

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais e sites, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business e Business to Consumer com clientes nos segmentos de Indústria, Negócios, ESG, Advocacia, Cultura, Gastronomia, entre outros.

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top