REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Bahia foi o estado da Região Nordeste que mais criou empresas em setembro, diz Serasa Experian

Bahia foi o estado da Região Nordeste que mais criou empresas em setembro, diz Serasa Experian

Setor de Serviços foi o preferido dos novos empreendedores, e 7 em cada 10 empresas criadas no Brasil foram MEIs. Foto: http://www.afa.arq.br / reprodução

Setor de Serviços foi o preferido dos novos empreendedores, e 7 em cada 10 empresas criadas no Brasil foram MEIs. Foto: http://www.afa.arq.br / reprodução.

São Paulo, 28 de dezembro de 2023 – Durante o mês de setembro, o Nordeste alcançou a marca de 14.434 novos negócios, como mostra o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Desse total, a Bahia representou a maior fatia, com 13.801 novos CNPJs, e Sergipe a menor (1.924). Confira todos os dados da região no gráfico a seguir:

Bahia em primeiro

Em setembro, o país registrou 306.453 aberturas de empresas, queda de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 74,4% (228.042) eram Microempreendedores Individuais. “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, declara Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Veja, nos gráficos a seguir, a evolução mês a mês e o recorte por natureza jurídica:

Grafico Sperian 01

Serviços: setor como protagonista nacional

Com uma menor barreira de entrada e inúmeras possibilidades de atuação, “Serviços” é o principal segmento escolhido pelos empreendedores, representando 71,3% dos CNPJs inaugurados em setembro. Em seguida estavam “Comércio”,

Serviços: setor como protagonista nacional “Indústria” e “Demais”. Confira os números abaixo:

grafico 02

São Paulo inaugurou mais de 90 mil empresas em setembro

Ainda segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, em setembro, São Paulo foi a Unidade Federativa (UF) com a maior quantidade de novos empreendimentos registrados, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os estados do Acre, Amapá e Roraima marcaram com os menores índices. Confira o detalhamento completo por UF no gráfico a seguir:

grafico 03Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios.

Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais.

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Fonte: Nicole Barreto | Serasa Experian

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top