REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » Frango ou galinha: especialista em avicultura explica as diferenças na hora de ir pra panela

Frango ou galinha: especialista em avicultura explica as diferenças na hora de ir pra panela

“Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”. (Foto: Tijuca Alimentos/Divulgação)

“Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”. (Foto: Tijuca Alimentos/Divulgação)

Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não. A verdade é que poucas pessoas sabem as diferenças entre uma galinha e um frango. No entanto, a resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.

Imagens de galinhas caipiras na fazenda da Tijuca Alimentos. Imagem de Divulgação

As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras, entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Imagens de galinhas caipiras na fazenda da Tijuca Alimentos. Imagem de Divulgação

As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras, entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Por outro lado, os frangos, que podem ser fêmeas ou machos, têm uma idade que varia de 40 à 45 dias, são aves de carne mais mole, textura suave e sabor delicado, e por isso o objetivo final dessa espécie nas granjas é o abate para consumo. E observando essas nuances, também é possível compreender como isso impacta diretamente na escolha do preparo.

Resumindo as diferenças entre essas duas espécies, nas granjas, as galinhas são criadas com o único intuito de colocar ovos, enquanto os frangos não desempenham essa função de produzir, apenas existem para corte e abate.

E quando o assunto são os modos de preparo de ambas as aves, é necessário se atentar a algumas questões. “A escolha entre frango e galinha vai além do sabor. Considerar a idade das aves e adaptar o método de preparo é fundamental para garantir uma experiência gastronômica satisfatória”, ressalta o veterinário.

Preparo

No universo da culinária, a escolha entre frango e galinha pode parecer trivial, mas os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do prato. Afinal, existem particularidades notáveis que impactam o preparo e o sabor.

Cor

Frango: apresenta uma carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular.

Galinha: a carne é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular.

Consistência

Frango: possui carne mais macia e suculenta. É ideal para grelhados, assados rápidos e preparações mais leves.

Galinha: tem a carne mais firme, tornando-a uma escolha excelente para pratos cozidos lentamente, ensopados e assados longos.

Dicas de receitas

Frango: marinar o frango em ervas frescas e limão realça seu sabor delicado. Cozinhe rapidamente para manter a suculência.

Galinha: use técnicas de cozimento lento, como assados em panela ou cozimento em caldo para realçar a riqueza de sua carne.

Ao escolher entre frango e galinha, é preciso levar em consideração o perfil de sabor desejado e o método de cozimento planejado. Ambas as opções oferecem experiências gastronômicas únicas, proporcionando uma variedade de pratos para todos os gostos.

Fonte: Natielly Silva | Capuchino Press

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top