REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Startup baiana cria app que dá ‘bronca’ em motoristas que dirigem usando celula

Startup baiana cria app que dá ‘bronca’ em motoristas que dirigem usando celula

Sistema de telemetria da Infleet emite avisos aos condutores como "cuidado, cuidado" e "não desvie o olhar", a partir da identificação de possíveis riscos. (Foto: Volante Freepik / divulgação)

Sistema de telemetria da Infleet emite avisos aos condutores como “cuidado, cuidado” e “não desvie o olhar”, a partir da identificação de possíveis riscos. (Foto: Volante Freepik / divulgação).

“Cuidado, cuidado”. O alerta, feito pausadamente depois de dois sinais sonoros (bips), é um dos avisos emitidos por uma tecnologia desenvolvida pela plataforma de gestão de frotas, a Infleet. Direcionados aos motoristas, esse e outros recados servem para lembrar quando é hora de descansar, ou ainda chamar a atenção para condutas ao volante.

“Não desvie o olhar”, “não se alimente”, “não fume” e “não use o celular” são outras frases ditas pelo sistema para chamar atenção do condutor. Advertências necessárias, já que estudos comprovam que o cansaço e problemas de saúde decorrentes de maus hábitos estão entre as principais causas de estafas (e, por consequência), de acidentes, sofridos por motoristas.

O sistema também detecta quando alguém não autorizado assume o volante. “Não reconheci você” é a frase emitida pela tecnologia da Infleet. Também, quando a operação é realizada incorretamente. “Violação no sistema”, assinala a voz.

Todo o processo pode ser acompanhado em tempo real pelo frotista, quando situações como essas são identificadas, o gestor pode tomar as medidas necessárias para verificar o que está acontecendo. “É uma funcionalidade que auxilia no combate aos acidentes no trânsito”, acrescenta Victor Cavalcanti, fundador e CEO da Infleet.

Victor Cavalcanti, fundador e CEO da Infleet

A maioria dos condutores não percebe a importância desses cuidados. É o que demonstra o estudo “Condições de trabalho de caminhoneiros: percepções sobre a saúde e autocuidado”, de 2021, de autoria das pesquisadoras Adriana Maria Figuerêdo Batista e Rita de Cássia Lisboa Ribeiro, e de Kiriaque Barra Ferreira Barbosa. Foi constatado baixa autopercepção entre os condutores, e que estes se mostram “pouco estimulados ao autocuidado”. O estudo foi publicado na Revista Physis, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para Cavalcanti, os avisos contribuem para uma direção mais saudável. Ele explica como funciona a tecnologia: “Um sistema de telemetria, que consiste no acompanhamento em tempo real de cada veículo da frota. Pelo comportamento do motorista e do próprio veículo, a tecnologia identifica possíveis riscos, e emite os alertas”.

funcionalidades-monitoramento02-q6trf45x4bowjoepx00q1uuhvt5rrmmdugiwr4h9ugResultados

Segurança não só para os próprios motoristas, como para passageiros; e ainda para os frotistas. Afinal, assinala o executivo, ao avisar sobre a necessidade de redobrar os cuidados, não fumar nem atender ligações ao volante, o sistema estimula uma direção que preserva a integridade pessoal e a proteção ao veículo e à carga transportada.

Além da proteção da vida, a telemetria proporciona ganhos de eficiência operacional da frota, “reduzindo-se os custos com abastecimento e manutenção, e garantindo um melhor desempenho dos veículos”, conforme pontua o CEO da Infleet.

SOBRE A INFLEET

Com sede em Salvador, atende clientes frotistas em todo o Brasil. Em 2023 a empresa completa cinco anos e já registra uma média de crescimento de 150% ao ano. Em abril último, a plataforma anunciou a obtenção do aporte de R$5 milhões em rodada liderada pela Citrino Ventures, uma corporate venture capital, por meio do fundo CV Idexo.

Mais informações: https://infleet.com.br/?utm_source=imprensa&utm_medium=organic

Fonte: Engenharia de Comunicação

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top