REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Agronegócios » 50 mil quilos de uva serão distribuídos durante a 15ª Fenavindima, em Flores da Cunha/RS

50 mil quilos de uva serão distribuídos durante a 15ª Fenavindima, em Flores da Cunha/RS

O município tem aproximadamente 5 mil hectares de terras cultivadas com a fruta, envolvendo perto de 1.300 propriedades rurais. Crédito: Tatiana Cavagnolli.

O município tem aproximadamente 5 mil hectares de terras cultivadas com a fruta, envolvendo perto de 1.300 propriedades rurais. Crédito: Tatiana Cavagnolli.

De de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, acontece em Flores da Cunha/RS a 15ª Festa Nacional da Vindima, quando a cidade gaúcha estará completando 100 anos de emancipação político-administrativa; por isso o tema escolhido para essa edição: “O Centenário da Colheita”.

A uva é símbolo de fartura, prosperidade e longevidade, sempre associada a comemorações e à alegria. Em encontro a esse significado, a 15ª Festa Nacional da Vindima celebra a colheita dessa fruta tão significativa, principalmente para Flores da Cunha, que carrega o título de maior produtor de vinhos do Brasil e o que realiza a maior colheita de uvas.

De acordo com dados do Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe), o município conta atualmente com aproximadamente 5 mil hectares de terras cultivadas com a fruta, envolvendo perto de 1.300 propriedades rurais.

Somente durante a Fenavindima, é estimada a distribuição de 50 mil quilos de uva, tanto nos pavilhões como durante os desfiles.

Com uma colheita que rendeu cerca de 84 mil toneladas no ano passado, os produtores da região entendem que, para 2024, haverá uma queda significativa na produção, por conta de questões climáticas, estima a viticultora Cimara Daiane Stoquero, que faz parte da administração da Slaviero Uvas. “Neste ano produziremos, até o final da vindima, mais de 100 mil quilos, mas ainda assim tivemos uma quebra de 50%, em relação a 2023”, afirma.

A Slaviero – uma opção de turismo rural há 40 anos – cultiva uvas finas de mesa e americanas, somando-se mais de 30 variedades da fruta. Entre as mais conhecidas das finas de mesa, estão: Itália, Alfonso Lavalle e Rubi; e as sem sementes, BRS Ísis e BRS Victoria, além das americanas Niágara (branca e rosada), Isabel e Bordô. “Tentamos cultivar diversas variedades de uvas para sermos diferenciados no turismo, dentre elas, a uva Bananinha (Gold Finger) branca e rosada, uma das mais diferentes”, destaca a viticultora Cimara.

Participar da Fenavindima já é uma tradição para a família Slaviero, como expositores, que conquistaram, na última Festa, o primeiro lugar de uvas finas variedades. “Nessa edição, vamos expor novamente o máximo possível de variedades, somando aproximadamente 50 mil kg de uvas. Temos muito orgulho de participar da Fenavindima.”

Fonte: Ascom Fenavindima

Por: Cíntia Hecher | Alessandra Muraro | Ricardo Dini / Dinâmica Conteúdo Inteligente

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top