REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Brandili investe alto na aquisição de máquina de estamparia digital inédita no mundo

Brandili investe alto na aquisição de máquina de estamparia digital inédita no mundo

Importada da Europa, nova tecnologia reduz o consumo de água e energia em mais de 80% e aumenta a competitividade da empresa. (Divulgação)

Importada da Europa, nova tecnologia reduz o consumo de água e energia em mais de 80% e aumenta a competitividade da empresa. (Divulgação).

A Brandili, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, concluiu recentemente a aquisição de uma máquina de estamparia digital com configuração inédita no mundo, envolvendo um investimento da ordem de R$ 15 milhões. Importada da Europa e já em operação, o equipamento – a 11ª máquina desse porte em escala global – é pioneira no uso exclusivo de tinta 100% pigmento.

Dentre suas características principais, a tecnologia Hyper de alta produção, adotada pela Brandili, se sobressai pela incorporação de pigmentos de última geração, resultando em uma resolução e definição aprimoradas nos desenhos, consolidando a qualidade superior deste equipamento. Além disso, esse avanço tecnológico contribui de maneira significativa para um processo mais sustentável.

A máquina implementada permite um consumo ínfimo de água, utilizando apenas cinco litros para cada quilograma de material processado. Isso representa uma redução de mais de 80% em comparação com os métodos tradicionais de estamparia rotativa. Jacques Douglas Filippi, diretor geral da Brandili, destaca a importância desse avanço: “Além da significativa economia de água, praticamente eliminamos o efluente a ser tratado, fortalecendo nosso compromisso com práticas mais sustentáveis”, conta.

Os benefícios ambientais estendem-se à segurança química, que garante a não existência de substâncias nocivas. A utilização de tintas à base de água, certificadas e em conformidade com padrões internacionais como Oeko-tex, GOTS e SEDEX, minimiza impactos na saúde humana e no ecossistema. Além disso, enquanto os processos tradicionais de estamparia rotativa geram entre 10 e 30 metros de resíduos têxteis para cada estampa produzida, o método digital da Brandili resulta em apenas 0,4 metro, representando uma redução de mais de 95%.

O emprego da estamparia digital também proporciona uma notável eficiência energética, com uma redução de 70 a 90% no consumo de energia elétrica em comparação com os métodos convencionais de estamparia rotativa.

Aquisição de tecnologia única no mundo

As negociações entre a Brandili e a EFI Reggiani, fabricante italiana da máquina, iniciaram em 2022. Durante esse período, equipes da empresa sediada em Apiúna (SC), visitaram a fábrica na Itália para conhecer o equipamento, que é único no mundo, e receber treinamento especializado.

Jacques Douglas Filippi, explica, ainda que acompanhou de perto a evolução da estamparia digital nos últimos três anos. “Após uma criteriosa seleção de fornecedores, optamos pelo que nos ofereceu maior segurança e inovação. Realizamos diversas reuniões, análises e estudos de viabilidade, chegando à conclusão de que era o momento ideal para esse investimento. Assim, concretizamos a aquisição da máquina” conta Filippi.

Redução de 10 dias no tempo de produção

O investimento não apenas representa um avanço significativo em termos de sustentabilidade, mas também aumenta a competitividade da Brandili. Enquanto as máquinas existentes no Brasil estampam entre 50 a 300 metros por hora, a tecnologia adquirida é capaz de estampar 600 metros por hora. Anteriormente, a empresa terceirizava esse processo, mas agora possui a capacidade de ajustar o tamanho dos lotes de produção de acordo com a demanda real, evitando desperdícios de tinta e processos posteriores de vaporização e lavação. Isso resulta em uma redução de aproximadamente 10 dias no tempo de produção.

“Toda a nossa estratégia na estamparia visa oferecer produtos de alta qualidade dentro dos prazos estipulados. Para isso, é essencial termos o controle total da cadeia produtiva. Este investimento reforça nosso compromisso com a inovação e com o emprego de tecnologias mais limpas e eficientes”, completa Filippi.

Por: Victória Girotto | Oficina das Palavras

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top