REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Hackathon promovido pela Sudene e UPE apresenta 11 startups com soluções para o município

Hackathon promovido pela Sudene e UPE apresenta 11 startups com soluções para o município

Após 54 horas, as equipes apresentaram soluções inovadoras para as áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente, que dialogam com o desenvolvimento do município do sertão pernambucano. (Divulgação)

Após 54 horas, as equipes apresentaram soluções inovadoras para as áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente, que dialogam com o desenvolvimento do município do sertão pernambucano. (Divulgação).

Salgueiro (PE) – A maratona de inovação, o Hackathon do Sertão, promovido pela Sudene e Universidade de Pernambuco (UPE), no último fim de semana, reuniu 96 estudantes e profissionais de tecnologia, negócios e criatividade do interior de Pernambuco, que se dividiram em 11 times. Após 54 horas, as equipes apresentaram soluções inovadoras para as áreas de negócios, agricultura familiar, turismo e meio ambiente, que dialogam com o desenvolvimento do município do sertão pernambucano.

O evento teve o objetivo de incentivar as equipes a construírem modelos de negócio que viabilizem a criação de soluções tecnológicas. A ação faz parte do convênio assinado entre Sudene e UPE para fomentar a qualificação técnica de estudantes e profissionais no tema computação em nuvem (cloud computing). Participaram do evento. A dinâmica do evento contou com palestras e oficinas, que foram a base para a elaboração das propostas inovadoras.

Ao final da maratona, foram apresentadas 11 startups com soluções para os problemas apresentados. As três primeiras colocadas foram EstheticEasy (1º lugar), que sugeriu um aplicativo de agendamento para barbeiros locais, venda de produtos de beleza, captação de novos clientes e gamificação. Em seguida veio a Econnect (2º lugar), que busca uma solução de serviços para conectar condomínios, escolas, shoppings e distribuidoras a profissionais do ramo reciclável, buscando diminuir os recursos sólidos na região. O terceiro lugar ficou com Iderlab, com a proposta de promover capacitações e estruturar planos de ensino para professores de disciplinas relacionadas à inclusão digital. A startup Elite Vaquejada ganhou menção honrosa, sugerindo uma plataforma para fomentar o desenvolvimento local e regional da cultura da vaquejada, unindo patrocinadores, amantes da vaquejada e organizadores de eventos.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a importância “da prova de resistência e de conteúdo para levantar soluções que contribuam para a melhoria de Salgueiro e localidades vizinhas, que são áreas importantes para a atividade econômica da região”. A jornada de palestras contou com o professor da UPE/Campus Caruaru, Romulo Andrade, que falou sobre negócios e serviços 4.0 e com a apresentação “Salgueiro 4.0 na perspectiva de Meio Ambiente”, que abordou os temas de recursos hídricos e resíduos sólidos, realizada pela diretora de Planejamento da Prefeitura do Município de Salgueiro, Ileidiana Samara. As oficinas focaram na estruturação de ideias inovadoras e sugestões de como apresentar um negócio de forma criativa.

Para a coordenadora do ambiente de inovação da UPE/Campus Salgueiro, Eryka Sobral, “os resultados alcançados durante o evento demonstraram uma significativa resposta por parte dos participantes, que se empenharam intensamente na busca por soluções inovadoras para os desafios propostos. A atmosfera colaborativa e as dinâmicas de trabalho, pautadas por oficinas e mentorias, possibilitaram um ambiente propício à criatividade e ao desenvolvimento de ideias”.

Confira as 11 startups:

Desafios em Negócios 4.0: 1.

Startup: Me Ajuda

Problema: Digitalização do empreendedor local em Salgueiro.

Solução Proposta: Plataforma de serviços online, “Faça você mesmo” com parcerias institucionais locais, assistência online e atendimento doméstico.

  • Startup: IderLab

Problema: Capacitação e estruturação de planos de ensino para professores de disciplinas relacionadas à inclusão digital.

Solução Proposta: Promover capacitações e estruturar planos de ensino para professores de disciplinas relacionadas à inclusão digital.

  • Startup: Colabora Network

Problema: Plataforma para inovação aberta, conectando empresas, investidores, profissionais e startups.

Solução Proposta: Plataforma para inovação aberta, conectando empresas, investidores, profissionais e startups.

  • Startup: OrgFit

Problema: Oferta e demanda de alimentação fit proveniente da agricultura familiar local.

Solução Proposta: Aplicativo para oferta e demanda de alimentação fit, com oferta proveniente da agricultura familiar local e com personalização nutricional.

  • Startup: EstheticEasy

Problema: Agendamento para barbeiros locais, venda de produtos de beleza, captação de novos clientes.

Solução Proposta: Aplicativo de agendamento para barbeiros locais, venda de produtos de beleza, captação de novos clientes e gamificação.

Desafios em Cultura e Turismo:

  • Startup: NAÔNDE

Problema: Colocar Salgueiro e região de volta na rota do turismo, incentivando a cultura local. Solução Proposta: Plataforma que conecta pessoas que querem morar no Sertão central a imóveis disponíveis, oferecendo serviços gerais, segurança, ofertas de compra e venda e parcerias imobiliárias.

  • Startup: TourExplore:

Problema: Gerar visibilidade para os estabelecimentos, fortalecer e valorizar a cultura e turismo local.

Solução Proposta: Aplicativo para gerar visibilidade para os estabelecimentos, fortalecer e valorizar a cultura e turismo local, impulsionando a economia e proporcionando roteiros para experiências em pontos turísticos de Salgueiro e região.

  • Startup: Elite Vaquejada

Problema: Plataforma para fomentar o desenvolvimento local e regional da cultura da vaquejada, unindo patrocinadores, amantes da vaquejada e organizadores de eventos.

Solução Proposta: Plataforma para fomentar o desenvolvimento local e regional da cultura da vaquejada, unindo patrocinadores, amantes da vaquejada e organizadores de eventos.

  • Startup: SerTOUR

Problema: Plataforma para exploração do turismo em Salgueiro de modo gamificado, bonificando os usuários.

Solução Proposta: Plataforma para exploração do turismo em Salgueiro de modo gamificado, bonificando os usuários.

Desafios em Salgueiro 4.0:

  • Startup: Econnect

Problema: Como podemos gerir e monitorar de forma sustentável a água, buscando conservar os recursos hídricos, considerando a convivência com o semiárido?

Solução Proposta: Uma solução de serviços para conectar condomínios, escolas, shoppings e distribuidoras a profissionais do ramo reciclável, buscando diminuir os recursos sólidos na região.

Desafios na Agricultura Familiar

  • Startup Agro Fácil

Problema: Aumento da renda dos agricultores, escalar negócio e desenvolver um ambiente mais rentável economicamente.

Solução Proposta: Ferramenta de acompanhamento de recursos hídricos baseada em dados meteorológicos, proporcionando recomendações de plantio, gestão eficiente da água por meio de I.A e prospecção de colheita.

Informe à imprensa: SUDENE / ascom

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top