São Paulo, 29 de novembro de 2024 – A LookInside, startup incubada no Tiradentes Innovation Center, em Aracaju, Sergipe, está transformando o cenário de cuidados com a saúde de diabéticos com o lançamento de um aplicativo inovador capaz de prever, em apenas 60 segundos, o risco de amputações no pé de pacientes com diabetes. Este avanço tecnológico que reforça a importância do diagnóstico precoce no combate às complicações da doença chega em um momento crucial, coincidentemente durante as ações do Dia do Exame do Pé, promovido pela LookInside, no Complexo do Centro de Especialidades em Saúde da Universidade Tiradentes (Unit).
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 540 milhões de pessoas vivem com diabetes em todo o mundo, e uma das complicações mais graves da doença é a má circulação sanguínea, que pode levar à necessidade de amputações. Segundo o médico sergipano e fundador da LookInside, Hermílio Carvalho Júnior, “em 85% dos casos, a amputação pode ser evitada com diagnóstico precoce e intervenções rápidas”.
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa, utiliza inteligência artificial para analisar imagens do pé do paciente – tiradas com um celular – e identificar riscos de complicações graves. O processo é simples e rápido: duas fotos (uma da parte superior e outra da inferior do pé) são suficientes para que o software forneça uma análise detalhada em apenas um minuto.
Carvalho explica que a ferramenta não substitui os exames médicos tradicionais, mas funciona como um aliado estratégico, permitindo que profissionais da saúde concentrem esforços em pacientes com maior necessidade de atenção.
Impacto e Resultados da LookInside
Fundada em 2022, a LookInside já preveniu 120 amputações graças à sua tecnologia pioneira. A startup vem atraindo atenção internacional, participando do Web Summit de Lisboa com o apoio da ApexBrasil e Sebrae
“A presença internacional busca obter conhecimento tecnológico e regulatório e oferecer o produto à União Europeia. Nosso objetivo é tornar a LookInside uma referência global na prevenção de complicações relacionadas à diabetes”, afirma Carvalho, que recentemente recebeu um convite do Instituto Pedro Nunes, em Portugal, para explorar parcerias na área de software médico.
Conexão com o Tiradentes Innovation Center
A LookInside é mais um exemplo de sucesso incubado no Tiradentes Innovation Center, hub de inovação do Grupo Tiradentes. O centro oferece suporte estratégico a startups e empreendedores, conectando-os a investidores, tecnologias emergentes e mercados globais.
“Iniciativas como a LookInside demonstram como a tecnologia pode transformar vidas e criar impacto social positivo. Este é o tipo de inovação que buscamos fomentar no Tiradentes Innovation Center”, destaca Domingos Sávio Alcântara Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center.
Dia do Exame do Pé: Mobilização em Saúde
A Lookinside realizou gratuitamente, em 23 de novembro, o exame do pé em pacientes diabéticos no Dia do Exame do Pé, é uma ação promovida pela LookInside, com o apoio do Complexo do Centro de Especialidades em Saúde da Unit, para conscientizar a população sobre a importância de cuidados preventivos para evitar complicações graves relacionadas à diabetes. A ação reforça o compromisso da universidade com a saúde pública e a inovação em cuidados preventivos.
Sobre a LookInside
A LookInside é uma empresa especializada em tecnologias médicas de visão computacional e inteligência artificial (IA) centradas no paciente, dedicada a transformar o cuidado com a saúde de diabéticos por meio da tecnologia.
Sobre o Tiradentes Innovation Center
O Tiradentes Innovation Center (TIC), inaugurado em outubro de 2019, é parte do ecossistema do Grupo Tiradentes, um dos principais grupos educacionais do Nordeste brasileiro, reconhecido por sua excelência em ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social. Sediado no campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (UNIT).
Press release de: Fato Relevante Comunicação /Por: Rosana Duda
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.