REVISTA DIGITAL

Guanambi . Bahia .
Você está aqui: Capa » Plantão de Notícias » Arquivo de Notícias » Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para testar novos modelos de consumo de baixa tensão

Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para testar novos modelos de consumo de baixa tensão

A iniciativa é uma parceria entre a USP e a ANEEL, visa modernizar sistemas elétricos e promover eficiência energética. (Imagem: monkeybusinessimages/istock)

A iniciativa é uma parceria entre a USP e a ANEEL, visa modernizar sistemas elétricos e promover eficiência energética. (Imagem: monkeybusinessimages/istock)

O modelo de conta inteligente de tarifas de energia, já adotado em diversos países, começa a ganhar espaço no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a i4 Economic Regulation, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Energisa, uma das principais concessionárias de energia do Brasil, iniciaram testes de novos modelos de tarifas de energia para consumidores de baixa tensão.  O projeto visa tornar as contas de luz mais justas e eficientes.

Segundo Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, empresa referência em IA, dados e aplicações inteligentes para o setor de energia, essa medida traz inúmeros benefícios. “Oferecemos para diversas indústrias, que são grandes consumidoras de energia, soluções em IA para reduzir esse custo. Entretanto, a população em geral ainda não dispõe desse serviço. Através desse modelo de tarifa dinâmica, haverá a possibilidade de conscientizar a população para a importância de adequação de seus hábitos de consumo de energia em horários de tarifas mais baixas. Alguns países da Europa já utilizam esse mecanismo e, diante de futuras crises energéticas, é uma medida interessante”, afirma Santos.

A iniciativa é inédita no Brasil e busca encontrar soluções a problemas como a sobrecarga no sistema elétrico em horário de pico, obrigando ao governo comprar energia de termelétricas, que possuem preços bem elevados, além de modernizar as tarifas de energia. O novo modelo de tarifas dinâmicas foi intitulado de ‘Conta Inteligente’, e os valores podem variar conforme o horário de consumo e outras variáveis, oferecendo mais flexibilidade e economia para os consumidores.

Com início em 4 de novembro, a Energisa deu partida nos testes de novas tarifas de energia para cerca de 4 mil clientes comerciais e residenciais em Minas Gerais e São Paulo. A partir de março de 2025, o projeto será expandido para o Tocantins e a Paraíba, abrangendo mais de 20 mil consumidores e terá duração de 12 meses e a participação dos consumidores não é obrigatória.

O consumidor brasileiro tem enfrentado variações constantes de bandeiras de tarifas de energia. As mudanças repentinas, passando da bandeira verde para a vermelha, e apesar de agora o governo já sinalizar que a tarifa amarela irá regredir para a verde em dezembro, os hábitos de alto consumo de energia em horário de pico ainda são um problema. “Temos iniciativas com empresas e instituições finlandesas e suecas e estamos aprendendo muito com as experiências dos nórdicos que já aplicam há anos as tarifas dinâmicas para consumidores finais. Vemos nisso uma possível solução para que a população se conscientize sobre a crise energética que já alcançou patamares de extrema gravidade e tem buscado alternativas eficientes. Esta é uma tendência que deve se adaptar aos diferentes estilos de consumo de energia no Brasil, principalmente para consumidores domésticos”, finaliza o executivo da Aquarela Analytics.

Países que adotaram o modelo

Nos Estados Unidos, o uso de tarifas baseadas no consumo em horários de pico é comum, com estados como Califórnia e Texas liderando a adoção de medidores inteligentes. No Reino Unido, o Smart Metering Implementation Programme incentiva a instalação de medidores inteligentes, permitindo que os consumidores acessem tarifas variáveis e ajustem seu consumo em tempo real. A Alemanha, pioneira em transição energética, utiliza tarifas dinâmicas para integrar fontes renováveis ao sistema elétrico, enquanto a China implementou sistemas de medição inteligente para melhorar a eficiência do sistema elétrico em áreas urbanas.

Os benefícios da conta inteligente são claros: ela incentiva a eficiência energética, ajuda a equilibrar a carga no sistema elétrico e promove o uso de fontes de energia renovável. Para o consumidor final no Brasil, isso significa não apenas economia financeira, mas também a oportunidade de contribuir para um sistema elétrico mais sustentável e eficiente. A adoção desse modelo pode transformar a maneira como a energia é consumida no país, trazendo vantagens tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.

Sobre a Aquarela Analytics: 

Há mais de uma década no mercado, a brasileira Aquarela Analytics é uma empresa pioneira em inteligência artificial e análise de dados, impulsionando a jornada de Transformação Digital rumo à Indústria 4.0., caracterizada pela integração de tecnologias digitais e físicas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data e computação em nuvem.

 

Informações à Imprensa: Bendita Imagem / Por: Cristina Lins

Comente esta matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos requeridos estão marcados *

*

Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime. Os comentários devem ser sobre o tema da matéria e sobre os comentários que surgirem. As mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas. Os que transgredirem essas normas poderão ter interrompido seu acesso a este veículo.

Scroll To Top